Na entrevista do mês, o convidado é Aurélio Pavinato, diretor-presidente da SLC Agrícola, que fala sobre o crescimento econômico, mesmo em meio à crise. Segundo o especialista, em um cenário como o vivido hoje – marcado pela pandemia, instabilidade energética e guerra -, a gestão de riscos aparece como fundamental para garantir estabilidade e equilíbrio entre custos e receita.
Já na sessão de tendências, Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV, discute as mudanças na produção agropecuária ao longo das últimas décadas no Brasil. O pesquisador dá especial destaque para os fertilizantes, cujo uso passou de 2 milhões de toneladas em 1975 para 43 milhões de toneladas hoje.
Em feiras, o destaque vai para os resultados positivos no retorno das feiras presenciais neste início de ano. O Show Rural e a Expodireto geraram animação entre os fabricantes de máquinas e implementos agrícolas.
Nas ideias, o zootecnista e professor de melhoramento genético Luiz Josahkian trabalha a problemática da fome gerada pelas sanções econômicas. Ele defende que a guerra na Ucrânia realçou a interdependência das nações.